Por que realizar a manutenção preventiva

O ar condicionado proporciona conforto e bem-estar na medida certa. Porém, muitas pessoas deixam para pensar na manutenção do ar condicionado quando existe um problema aparente como mau cheiro, vazamento ou dificuldade de resfriamento.

Isso ocorre, por que o aparelho de ar condicionado absorve toda sujeira que está presente no ar do ambiente. Isso é: poeira, aerossóis, poluição, fumaça de cigarro e dentre outras…

Além dos riscos à saúde, a falta de manutenção do aparelho de ar condicionado pode aumentar o consumo de energia em até 30%, reduzir a capacidade de refrigeração, reduzir a vida útil, aumentar custos com manutenção corretiva, etc.

Mas saiba que realizando a manutenção preventiva você vai impedir que ocorram problemas e pode economizar dinheiro com um reparo que poderia ser evitado.

Além da limpeza dos filtros, que já é conhecida e praticada por um bom público, também devemos checar outros itens do ar condicionado, como por exemplo: sistema de drenagem, isolamento entre unidade interna e externa, serpentinas, capacitores, contatos dos cabos elétricos, fluído refrigerante, conjunto ventilador, entre outros.

É importante o agendamento da visita de um técnico credenciado por que eles estão aptos a realizarem todas verificações necessárias que garantem o bom funcionamento do ar condicionado.

O mais indicado pra residências é realizar a manutenção preventiva do equipamento uma vez por ano, já em ambientes onde há a circulação de pessoas é maior, deve ser em um período de seis meses dependendo do uso.