VRF / VRV

O sistema de ar condicionado VRF ( Fluxo de Refrigerante Variável ), trata-se de uma central, com características parecidas ao sistema multi-split. Esse modelo é destinado a residências e apartamentos de alto padrão, edifícios comerciais.

Característiscas

O sistema VRF tem como caractéristica principal a possibilidade de climatizar diversos ambientes com apenas uma unidade externa (condensadora), permitindo a operação individual.
O ar condicionado VRF é dotado de componentes eletrônicos, os quais garantem a eficiência total do sistema, com baixo nível de ruído e consimo energético. é um sistema versátil e flexível, possui a liberdade de expansão modular, permitindo aumentar ainda mais a quantidade de evaporadoras no ciclo de refrigeração.

Instalação

- As tubulações frigorificas devem ser amarzenadas em locais livres de umidade;
- O procedimento de brasagem (solda) deve compor um conjunto de maçarico e nitrogênio passante;
- Teste de estanqueidade (vazamento) - pressurização com nitrogênio;
- Desidratação do ciclo (vácuo) - 500 mícron de Hg, comprovado através da bomba de vácuo e vacuômetro eletrônico;
- Carga de fluído refrigerante -quebra de vácuo (utilizar o gás HFC R-410A);
Ligações elétricas de comando - conexão com cabo shild (2x1 ou 3x1), com blindagem contra interferência eletromagnética.

Versatilidade

O sistema eletrônico do ar condicionado VRF disponibiliza interface para automação própria, Lon Works, entre outras. Sua aplicabilidade é equivalente ao sistema de água gelado (chiller), pois tem capacidade de climatizar ambientes amplos e possibilita o dimensionamento através da simultaneidade de carga térmica no decorrer do dia.
VRF x VRV: O sistema de ar condicionado VRV (volume de refrigeração variável), possui características semelhantes ao sistema VRF, porém o VRV é patenteado e homologado pala Daikin.